Iniciando o mês de abril com muita alegria e inaugurando a coluna mensal do blog Heide Extratos Vegetais.

Vamos falar de extratos vegetais para cosméticos, com a certeza de que este tema interessa para você que é formulador de cosméticos, em especial aqueles que se classificam como naturais e orgânicos.

Nas décadas de 80 e 90 muitos cosméticos tinham altas concentrações de extratos vegetais e faziam efeito por esta razão. Algumas marcas de longa data permaneceram com linhas assim em seu portfólio.

Com o tempo, os extratos vegetais entraram nos ativos para marketing e caíram para as últimas posições na lista de ingredientes, próximo dos corantes e conservantes. Assim, dizia-se que o produto era de erva doce, camomila ou alecrim, mas tinham somente uma fragrância parecida.

Percebemos que isso esta mudando e que os consumidores estão buscando cosméticos com alta concentração de ingredientes de fonte renovável, como os extratos vegetais e, ao ler os rótulos compreendem que se estão no início é porque são utilizados em concentração adequada para promover o efeito esperado.

As indústrias cosméticos e os formuladores estão alavancando suas pesquisas e desenvolvimentos nesta área, oferecendo produtos cada dia mais seguros e eficazes. Assim como a década de 90 está voltando nas novelas, também este conceito de cosméticos ricos em ativos vegetais estão em alta.

Você também tem observado esta tendência e quer conversar mais sobre o assunto?

Aguardo seu contato pelo whatsapp da Heide Extratos Vegetais, pelo telefone (41) 3033 4299 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Abraço, ​

Dra. Ana Carolina Winkler Heemann

Farmacêutica Industrial, Doutora pela Universidade Federal do Paraná