O que são extratos vegetais?

Os extratos vegetais são ingredientes naturais produzidos a partir de uma espécie vegetal + um líquido extrator. Esse líquido extrator pode ser água, álcool, glicerina vegetal, propilenoglicol ou óleo vegetal. Os processos produtivos variam conforme o extrato que se deseja obter, pode ser maceração, percolação, destilação, extração supercrítica, entre outros.

Tipos de extratos vegetais

O tipo do extrato vegetal pode ser líquido ou sólido, quando classificado a partir da sua forma. Pode ser grau alimentício, cosmético ou farmacêutico, quando classificado pela aplicação. E pode ser aquoso, hidroalcoólico, glicerinado, glicólico ou oleoso, conforme o líquido extrator utilizado.

Extratos vegetais exemplos

Vamos citar a camomila como exemplo para você compreender melhor:

Temos o extrato de camomila (hidroalcoólico), destilado de camomila (aquoso, obtido por destilação), Fitoglicerinado camomila (glicerinado, obtido por percolação) e o extrato oleoso de camomila (oleoso, obtido por maceração). Todos esses extratos são de grau cosmético.

O que diferencia um extrato de grau alimentício ou de grau cosméticos são as matérias-primas utilizadas e principalmente os conservantes.

O Fitoglicerinado Camomila é um extrato vegetal solúvel em água, versátil para a maioria dos cosméticos, entre eles: shampoo, condicionador, gel, cremes, loções, tônicos e séruns.

Mas quando queremos formular um enxaguante bucal, todos os ingredientes precisam ser de grau alimentício, porque é um produto que entrará em contato com a parte interna da boca e pode ser ingerido em pequenas quantidades ou acidentalmente. Nesse caso, o correto é utilizar o extrato de camomila (hidroalcoólico) que possui grau alimentício e cosmético.

A Heide é um fabricante de extratos vegetais e está localizada em Pinhais, ao lado de Curitiba/PR.

Texto redigido pela farmacêutica Ana Carolina Winkler Heemann – CRF/PR 12180.

 

Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato conosco: comercial@heide.com.br

 

×

Powered by WhatsApp Chat

× Podemos ajudar?